Trump e Xi apertam mãos, o Fed afrouxa – e o bitcoin cai. O que explica?

Trump e Xi apertam mãos, o Fed afrouxa – e o bitcoin cai. O que explica?
O mundo das finanças está vibrando com as últimas notícias. O Federal Reserve (o banco central dos EUA) cortou os juros ontem, exatamente como o mercado previa, e anunciou o fim do aperto quantitativo – o processo que retirava dólares da economia – para o início de dezembro. Além disso, o presidente americano Donald Trump se encontrou com o líder chinês Xi Jinping e prometeu reduzir tarifas sobre produtos chineses, trazendo uma nota de esperança à tensão comercial entre os dois gigantes econômicos.
Liquidez e risco: as razões pelo aumento do bitcoin
A primeira reação ao anúncio do Fed pode ser surpreendente: o bitcoin está em queda. É normal questionar por que isso está acontecendo, dado que esses dois eventos deveriam dar um gás na criptomoeda, de acordo com especialistas. Segundo a equipe de pesquisa do Mercado Bitcoin, os efeitos de cortes de juros e aumento de liquidez costumam aparecer no médio e longo prazo – não de forma imediata.
O corte de juros nos Estados Unidos e o anúncio do fim do aperto quantitativo sinalizam um movimento gradual de flexibilização das condições financeiras. Esse ambiente tende a favorecer ativos de maior sensibilidade à liquidez, como o mercado de cripto. No entanto, por ora, o apetite ao risco continua contido. Investidores institucionais seguem cautelosos com o setor cripto, o que tem se refletido no fluxo de ETFs (fundos de índice) à vista de bitcoin nos EUA.
Negociações diplomáticas e incertezas
Além disso, a reação à sinalização de trégua entre EUA e China foi de moderação. Apesar da promessa de Donald Trump de reduzir tarifas, ainda há incertezas sobre os próximos passos. "Só ouvimos o que Trump disse; a China não confirmou nada", afirmou Derek Lim, head de pesquisa da Caladan, ao site especializado em cripto The Block.
A verdadeira explicação pelo descanso do bitcoin
Os investidores, no entanto, ainda estão à espreita. O bitcoin é negociado a US$ 110 mil, com queda de 2,60% nas últimas 24 horas. As principais altcoins também operam em baixa, acompanhando o movimento. O que explica essa falta de entusiasmo?
Nova consulta pública do Banco Central
Por enquanto, o mercado parece estar cauteloso. Mas a expectativa é que as coisas mudem. O Banco Central abriu uma nova consulta pública voltada ao setor de cripto. Esse movimento pode ser um sinal de que o governo brasileiro está tomando medidas mais a sério a respeito do tema e pode até mesmo criar regras e regulamentações que ajudem a estabilizar o mercado. Mas apenas o tempo dirá.

Postagens relacionadas