Seguro Proteção de Preço Visa – o que é, como funciona e como economizar muito em compras!
Você já ouviu falar do Seguro Proteção de Preço Visa? Esse talvez seja um dos melhores benefícios para compras oferecido pelos cartões de crédito! Quer ver?
Provavelmente você já tenha passado por uma situação em que finalmente comprou aquilo que tanto queria, e pouco tempo depois, encontrou o mesmo produto sendo vendido mais barato em outra ou até pela mesma loja. Seria ótimo poder voltar atrás e comprar o mais em conta, né? Mas a Proteção de Preço serve para casos exatamente como esses.
Nesse post vou explicar como funciona e tudo o que você precisa saber sobre o benefício!
O que é o Seguro Proteção de Preço Visa?
A Proteção de Preço Visa é um benefício oferecido pela bandeira de cartões que pode devolver a diferença paga em um produto caso você encontre o mesmo item sendo vendido mais barato, em até 30 dias após a compra.
Mas para ter direito a essa devolução, o produto precisa ser exatamente o mesmo (cor, capacidade, tamanho, ano, modelo, etc) e ter sido pago integralmente com o cartão Visa elegível.
Por exemplo: caso você compre um iPhone 14 Meia-Noite de 128 GB por R$ 5.500, e 10 dias depois encontra o mesmo smartphone sendo vendido por R$ 5.000. Neste caso é possível acionar a Proteção de Preço para receber de volta esses R$ 500, desde que as regras e condições sejam respeitadas (explicarei mais neste post). Não é demais?
Atualmente o seguro é oferecido apenas nos cartões Visa Gold, após uma mudança nos benefícios promovida pela bandeira, e o valor máximo segurado é de R$ 1.320 a cada 12 meses.
Antes, a Proteção de Preço era oferecida em todos os cartões a partir do Gold, incluindo os Visa Platinum, Signature e Infinite, com limites bem maiores, que chegavam a mais de R$ 13 mil por ano.
Por se tratar de um seguro, não é exatamente a Visa que faz o pagamento, e sim uma seguradora – a AIG Seguros.
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Como usar o Seguro Proteção de Preço?
Para começar este tópico, vale lembrar que a cobertura da Proteção de Preço Visa vale para compras feitas em todo o planeta, porém o cartão precisa ter sido emitido no Brasil. Se você comprar um item em outro país, também pode usar o benefício, mas o anúncio também precisa ser deste mesmo país.
Vamos às regras:
Fazer o pagamento integral do bem adquirido com o cartão Visa Gold elegível (caso use dois cartões ou outra forma de pagamento junto com o Visa, não poderá usar o benefício);
A compra deve ser para uso pessoal ou presente, não podendo ter destinação comercial ou de revenda;
O produto deve ter sido anunciado mais barato no mesmo país onde foi feita a compra original (em lojas físicas ou eletrônicas);
O anúncio do produto mais barato deve ter data máxima de 30 dias após a compra original, e ser enviado em até 4 dias após a divulgação;
O produto adquirido deve constar na Lista de Bens Elegíveis – confira no regulamento do benefício (clique aqui).
É muito importante prestar atenção às regras que constam no regulamento para que não haja uma negativa no pagamento do benefício.
Como acionar a Proteção de Preço Visa?
O primeiro passo para você usar o benefício da Proteção de Preço é se cadastrar no portal de benefícios da Visa – clique aqui para acessar.
Feito isso, é necessário registrar um cartão Visa Gold para poder abrir um sinistro, que é o nome dado à solicitação para a cobertura de um seguro (se você tem um seguro de carro, talvez já tenha familiaridade com esse nome).
Você pode fazer isso clicando/tocando em Sinistros, no topo da página do portal, ou na barra “Abrir um sinistro”.
Tela do Portal de Benefícios para abertura de sinistro no computador
Como você precisará anexar alguns documentos e preencher um formulário na sequência, recomendo que utilize um computador para abrir o seu sinistro. Mas, é claro, todo o processo também pode ser feito pelo celular, conforme os prints a seguir.
Como acionar o seguro
Para abrir o sinistro, você precisará preencher um formulário com as seguintes informações:
Seus dados pessoais (nome, sobrenome, CPF e data de nascimento);
E-mail, telefone e endereço;
Informações do que foi adquirido (data da compra, tipo de produto comprado, modelo, fabricante e valor pago);
Informações do local/site onde o mesmo produto foi anunciado por um preço menor (data do anúncio, nome da loja ou endereço do site, localização do anúncio e valor anunciado);
Dados bancários para o pagamento da diferença e do cartão elegível (normalmente pré-preenchido pelo próprio site, devido ao cadastro no portal).
O site é bem intuitivo, inclusive o formulário, então é bem fácil de preencher as informações necessárias. Também é necessário anexar imagens que comprovem o anúncio e o pagamento do produto com o seu cartão (normalmente uma foto ou print da fatura, destacando o valor e data da compra, ainda que parcelada). Essas informações serão solicitadas após a geração do número do sinistro.
Recomendo que você tenha em mãos ou digitalizados os seguintes documentos para agilizar o processo:
Nota fiscal detalhada do produto comprado;
Foto ou print da fatura do cartão indicando o valor e a data da compra, mesmo que tenha sido parcelada. Se possível, destaque a compra na fatura, para facilitar a identificação;
Foto do anúncio impresso ou print de tela do produto ofertado por valor mais baixo. Nesse documento deve constar as informações da empresa, como endereço e CNPJ;
Um comprovante de endereço atualizado.
Após a abertura do sinistro, você receberá um e-mail de confirmação:
Esses passos são muito importantes, mas após a abertura do sinistro, o prazo dos 30 dias para de ser contado. Caso seja necessário mais alguma informação ou documento adicional, a Visa entrará em contato pelo e-mail cadastrado no portal. Por isso, atenção às mensagens recebidas! Verifique sempre sua caixa de entrada e de spam para não perder o prazo do envio do que for solicitado.
Caso o sinistro seja aprovado, a Visa também enviará um e-mail confirmando o valor a ser pago e o prazo:
O prazo padrão para pagamento é de 15 dias úteis após o recebimento do e-mail de aprovação, mas devido à grande busca pelo benefício, o prazo pode ser um pouco maior do que o estabelecido.
O benefício já chegou a passar por uma grande onda de atrasos e alguns clientes reclamaram aguardar mais de dois meses para receber o pagamento – relembre aqui – mas a situação parece ter sido normalizada, principalmente após a alteração de disponibilidade do seguro apenas para os cartões Gold.
Além do Portal de Benefícios, também é possível abrir o seu sinistro enviando as informações por e-mail ([email protected]) ou por carta (como faziam os Incas), mas sem dúvidas o Portal é o caminho mais conveniente, pois você terá certeza do envio das informações e documentos exigidos corretamente.
Qual o limite de cobertura da Proteção de Preço Visa?
A Visa trabalha com uma proteção de até R$ 1.320 por conta e por ano. Caso o seu limite não seja usado todo de uma única vez, é possível usar o seguro mais de uma vez a cada 12 meses.
Além do limite de cobertura, para que a proteção de preço Visa possa ser acionada, é necessário que a compra tenha um valor igual ou superior a R$ 150.
Apesar de constar como um benefício para o cartão Visa Gold, a bandeira orienta que o cliente consulte o emissor (banco) para verificar se o seguro está ou não disponível para o cartão contratado.
Posso usar a Proteção de Preço Visa em quais produtos?
Há uma relação enorme de produtos elegíveis à cobertura da Proteção de Preço, que vai desde eletrônicos até itens de vestuário, passando por móveis, instrumentos musicais e ferramentas. A lista completa pode ser conferida nas duas últimas páginas do regulamento – clique aqui para acessar.
De forma geral, dá para adiantar que quase tudo o que você compra pode ser coberto pelo seguro. É comum que produtos como celulares, televisores, computadores e alguns eletrodomésticos façam parte de ofertas em diferentes lojas, então vale manter a pesquisa em dia mesmo após a compra, já que todos eles fazem parte da lista de produtos elegíveis.
O que não está coberto pela Proteção de Preço?
Assim como a Lista de Bens Elegíveis, a daqueles que não estão cobertos também é bem extensa, incluindo automóveis e embarcações, cheques de viagem, plantas, obras de arte, bebidas, objetos usados, aparelhos domésticos permanentes e vários outros. A lista completa também está no regulamento, no tópico “Bens e objetos não cobertos”.
Também não recebem a cobertura da Proteção de Preço produtos sem nota fiscal ou declaração de compra em nome do beneficiário e taxas extras, como instalação e frete.
Uma confusão comum ao interpretar o regulamento é com relação a aparelhos domésticos permanentes, citados entre os bens não elegíveis com menção a geladeiras e aparelhos de ar condicionado, por exemplo. No entanto, nesses casos são considerados apenas aqueles que são fixos a uma construção e não aos normalmente utilizados nos lares brasileiros. Ou seja, uma geladeira convencional, por exemplo, é elegível ao benefício, sim.
Por isso, reforço uma dica importante: leia com atenção o regulamento do seguro antes de fazer a abertura do seu sinistro – clique aqui para acessar.
Apenas cartões Visa têm Proteção de Preço?
O benefício não é uma exclusividade dos cartões de crédito da bandeira Visa, embora seja o mais conhecido. Cartões Mastercard também contam com a Proteção de Preço, também apenas na variante Gold, e com suas próprias regras:
A compra deve ter sido paga com o cartão Mastercard Gold, com valor mínimo de US$ 50;
O produto mais barato deve ter sido anunciado (impresso ou na internet) em até 30 dias após a compra original;
O valor máximo do benefício é de até US$ 100 por ocorrência e US$ 200 por conta e por ano;
São válidas as compras realizadas em lojas físicas e sites brasileiros e registrados no Brasil.
Assim como no caso do seguro oferecido pela Visa, a Proteção de Preço Mastercard é garantida pela AIG Seguros. Você também precisará apresentar os documentos de compra, por isso, guarde bem a nota fiscal do seu produto.
Para conferir todas as informações e condições da Proteção de Preço dos cartões Mastercard, clique aqui (um arquivo PDF com o regulamento do benefício será feito no seu dispositivo). Você também pode acessar diretamente o Guia de Benefícios da Mastercard clicando aqui.
Perguntas frequentes
A Proteção de Preço Visa acabou?
Na verdade não. No começo de julho de 2023, passou a valer uma nova regra para o benefício, limitando o oferecimento apenas aos cartões Visa Gold, com limite de R$ 1.320 por ano. Antes, o seguro era oferecido também para as variantes Platinum, Signature e Infinite.
Quais cartões oferecem a Proteção de Preço?
Atualmente, o benefício é oferecido apenas nos cartões Visa Gold. Na bandeira Mastercard, o seguro também é oferecido apenas na categoria Gold.
Posso usar proteção de preço em passagens aéreas?
Não, passagens aéreas não fazem parte da Lista de Bens Elegíveis.
Posso usar proteção de preço em iPhone?
Sim! O iPhone, assim como os demais celulares e smartphones, fazem parte da Lista de Bens Elegíveis à Proteção de Preço.
Como recebo o reembolso da Proteção de Preço?
O valor é pago diretamente na conta do titular do cartão elegível, por meio de transferência eletrônica, caso o sinistro seja aceito e coberto pelo seguro.
Posso pedir proteção de preço para viagens?
Não. Assim como as passagens aéreas, viagens e assuntos relacionados (hospedagens, aluguel de carros, passeios, etc) não são elegíveis à cobertura da Proteção de Preço.
Como abrir um sinistro da Proteção de Preço?
O processo todo pode ser feito pelo Portal de Benefícios da Visa – clique aqui para acessar – ou pelo Guia de Benefícios da Mastercard – acesse aqui.
E aí, você já usou a Proteção de Preço? Achou fácil? Compartilhe com a gente sua experiência nos comentários! Lembrando que dependendo do volume de solicitações (sinistros) recebidas pelas operadoras de cartão, o pagamento da diferença pode demorar um pouquinho, mas vale a espera!
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