Como um benefício do cartão de crédito evitou meu prejuízo com o celular roubado
Infelizmente você deve conhecer alguém que já teve o celular furtado ou roubado. Nas grandes cidades, esse tipo de caso tem se tornado cada vez mais comum, trazendo bastante prejuízo para a vítima.
Eu mesmo já tive meu celular roubado, no meio do trânsito, em São Paulo, com direito a vidro quebrado e tudo mais. E é sobre esse caso que o post vai tratar. Não do roubo em si, mas de como um benefício do meu cartão de crédito Visa evitou o meu prejuízo de ter um celular novinho levado embora.
Antes de mostrar esse benefício, vale um pequeno relato sobre o caso: em 2019, tinha comprado o então lançamento da Samsung, o Galaxy S10, há menos de 3 meses, e estava usando o Waze no aparelho como auxílio nas ruas de São Paulo, com o celular “pendurado” na saída de ar (dica: nunca façam isso!).
Ao parar em um semáforo, na região central da cidade, um homem estourou o vidro e levou o aparelho. Além do susto, ficou a sensação de impotência e um potencial prejuízo de mais de R$ 3 mil. Felizmente, nada mais grave aconteceu comigo.
Confesso que sabia pouco dos benefícios de cartões naquela época, e foi ao comentar do roubo com meu irmão que ele me disse para ver se não tinha nenhum desses “seguros carteira” que os bancos insistem em nos oferecer. BINGO! Lembrei na hora de já ter visto algo a respeito sobre a Proteção de Compras dos cartões Visa.
Fui atrás e, para minha sorte, meu prejuízo poderia ser evitado acionando esse benefício! Afinal, tinha comprado o aparelho há menos de 90 dias e pago integralmente com o meu cartão Visa Platinum que usava na época.
Como funciona a Proteção de Compras Visa?
A Proteção de Compras Visa funciona como um seguro do bem que você comprou e pagou integralmente usando o seu cartão de crédito da bandeira. Ele cobre danos acidentais, roubos e furtos qualificados do item em até 180 dias após a compra.
Caso o sinistro seja aceito pela Visa, o seguro paga uma indenização no valor do reparo necessário ou, em caso de roubos e furtos, do valor pago que consta na nota fiscal do produto adquirido.
Na minha opinião, esse é um dos melhores benefícios oferecidos pela Visa para os seus cartões, ao lado do Seguro Proteção de Preços, e poucas pessoas sabem que tem direito a ele.
Confira tudo sobre a Proteção de Compras clicando aqui.
Como usar a Proteção de Compras?
Para usar o benefício, o titular do cartão precisa estar cadastrado no Portal de Benefícios Visa (acesse clicando aqui) e abrir um sinistro com base na proteção. A abertura de sinistro também pode ser feita por e-mail ([email protected]) ou por correspondência.
Vale lembrar que ela está inclusa em praticamente todos os cartões Visa, do Gold ao Infinite. O que varia é o valor da cobertura.
CARTÃO
VALOR COBERTO
Visa Gold
R$ 3.300 por evento e por ano
Visa Platinum (incluindo TravelMoney e Empresarial)
R$ 16.500 por evento e R$ 33.000 por ano
Visa Signature (incluindo Empresarial)
R$ 16.500 por evento e R$ 33.000 por ano
Visa Infinite (incluindo Empresarial)
R$ 33.000 por evento e R$ 66.000 por ano
Feito isso, você precisa conferir os documentos para abrir o sinistro. No caso de roubo ou furto, é necessário registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil do seu estado, que deve ser apresentado em até 48 horas após o ocorrido. No caso de danos acidentais, você precisará da nota fiscal do valor do reparo ou de uma estimativa para consertar o item coberto.
No meu caso, a Visa ainda solicitou um comprovante do bloqueio do aparelho pelo IMEI no site da Anatel (um print de tela bastou, mas eles costumam orientar exatamente do que precisa ser enviado depois). É uma forma de garantir que ele não será mais utilizável, já que haverá o pagamento de uma indenização sobre o bem.
Separe também a nota fiscal do produto adquirido e a fatura do cartão onde conste o pagamento da compra, ainda que seja parcelada, mas que tenha sido feito integralmente com o cartão Visa elegível.
O que a Proteção de Compra Visa cobre?
Como vocês já perceberam pelo post, celulares estão cobertos pelo benefício, mas a lista de bens elegíveis é bem mais extensa: TV's, notebooks, tablets, sistemas de som, câmeras e por aí vai. Você pode conferir a lista completa no regulamento do benefício – clique aqui.
Como foi usar a Proteção de Compra Visa?
Usar a Proteção de Compra foi bem simples e fácil. A plataforma da Visa é intuitiva, com os campos devidamente apontados para preenchimento com as informações necessárias, como uma descrição do incidente e dados sobre o produto adquirido elegível para a cobertura (confira no print abaixo).
No meu caso, como foi um roubo, depois também precisei encaminhar informações do boletim de ocorrência e a confirmação de que o bloqueio do aparelho já havia sido feito na Anatel, conforme falei um pouco mais pra cima neste post.
Após a abertura do sinistro, feita pelo portal de benefícios, o processo todo foi rápido. Fiz a solicitação no dia 11/07, e no dia 01/08 recebi na minha conta o dinheiro da indenização no valor integral da nota fiscal.
Claro que temos que levar em consideração que isso já faz quase 4 anos, mas acredito que seja mais rápido para receber a indenização da Proteção de Compra do que a de Preços, talvez pela falta de conhecimento a respeito do benefício, que leva a menos sinistros abertos.
Uma outra dica importante que eu passei a dar muito valor depois do ocorrido é manter meu celular com o backup sempre atualizado. Assim, tenho a garantia de que não ficarei também sem meus arquivos e informações se perder ou quebrar o aparelho.
E você, conhecia esse benefício? Já usou ele? Participe com a gente nos comentários!
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