Chinesa Geely compra 26,4% da Renault do Brasil e vai produzir em Curitiba

Chinesa Geely compra 26,4% da Renault do Brasil e vai produzir em Curitiba

Chinesa Geely compra 26,4% da Renault do Brasil e vai produzir em Curitiba

Em uma movimentada jornada para expandir seu alcance na América do Sul, a chinesa Geely estreita um importante vínculo comercial com a Renault, uma das principais montadoras francesas. Com o objetivo de aumentar sua participação no mercado brasileiro e produzir veículos de forma mais eficiente, a empresa chinesa assumiu uma fatia de 26,4% na Renault do Brasil. Esse novo parceria visa não apenas aumentar as vendas na região, mas também permitir à Geely produzir veículos na fábrica da Renault no Brasil.

Ao assumir essa participação, a Geely ganhou acesso à rede de distribuição e ao centro de engenharia da Renault. Isso permite à montadora chinesa expandir seu portfólio de produtos e fortalecer sua posição no mercado em um país onde os veículos elétricos ainda estão no incipiente, mas há uma crescente demanda por carros híbridos leves e híbridos.

Nova era para a Renault do Brasil

Com essa parceria, a empresa francesa planeja dobrar sua participação de mercado no Brasil em cinco anos, passando de apenas 5% para 10%. Para isso, a Renault e a Geely planejam produzir até 400 mil veículos por ano no país, incluindo o modelo Kardian, um crossover compacto. A montadora francesa também planeja aumentar a produção em sua planta de Curitiba, o que deve ajudar a impulsionar sua linha de carros elétricos e híbridos.

A colaboração entre as duas empresas ainda não é sem benefícios mútuos. A Geely, por sua vez, ganhará acesso às plataformas de veículos de múltiplas energias da Renault, fortalecendo sua linha de carros elétricos e híbridos. Além disso, a empresa chinesa também poderá compartilhar seu know-how com a empresa francesa, ajudando a impulsionar sua posição no mercado.

Um mercado em mudança

Segundo Fabrice Cambolive, diretor de crescimento da Renault, o mercado brasileiro está mudando rapidamente. "Os fabricantes chineses estão crescendo rapidamente e há uma demanda crescente por carros híbridos leves e híbridos", afirma. Embora a participação dos veículos elétricos ainda seja pequena, a Renault e a Geely estão preparadas para aproveitar essa tendência crescente de mudança.

A parceria entre a Renault e a Geely também sinaliza que as montadoras chinesas estão se expandindo na Europa, aumentando a concorrência com modelos acessíveis. Isso significa que as empresas ocidentais, como a Renault, precisam estar preparadas para a nova competição e aproveitar as oportunidades de parcerias e cooperação.

Camillo Dantas

Camillo, redator apaixonado, especialista em criar conteúdos envolventes e impactantes para o site. Viaja e estuda incessantemente para produzir textos únicos, inspiradores e precisos.

Postagens relacionadas

Go up